domingo, 29 de janeiro de 2017

Tangará é uma cidade que esconde muitos artistas. O poeta tangaraense Kaetano Junior mostra seu trabalho em canal na internet.




Poema pudim do mercado


                      




Entramos em contato com o poeta tangaraense Kaetano Junior e em breve ele será entrevistado pelo blog. 

sábado, 28 de janeiro de 2017

Nota: A Prefeitura Municipal de Tangará disponibilizará ônibus para os estudantes que precisam se deslocar para Santa Cruz/RN.


Por ASSCOMTANGARÁ/Robson Freitas




A prefeitura Municipal de Tangará informa que disponibilizará o Transporte Escolar Intermunicipal, a partir desta quarta-feira, 01/02/2017 para os alunos que estudam no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na Cidade de Santa Cruz/RN, o mesmo não havia sido disponibilizado até o presente momento em virtude de dificuldades, visto que, a frota de transporte escolar está passando por revisões sérias e reparos, pois a recebemos em péssimas condições e para que os ônibus tenham condições de transportar os alunos com total segurança e conforto, faz-se necessário esta revisão.

Estamos realizando ainda licitações para compra de pneus e combustíveis, por esse motivo só será possível a disponibilização do veículo na quarta-feira (01/02). Até lá todos os alunos devem se dirigirem a Secretaria Municipal de Educação para realizar um cadastro, que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação com os usuários do Transporte Escolar Intermunicipal do Instituto Federal e Universidades. 

Vale ressaltar que este cadastro faz-se necessário pois precisamos de algumas informações da realidade do nosso município no que diz respeito aos usuários do Transporte Escolar Intermunicipal, para que possamos nos organizar e planejar bem as nossas ações afim de propiciar um atendimento melhor a comunidade escolar.

Assim esse PRIMEIRO cadastro será muito importante para que tenhamos uma visão real sobre a situação de cada turno e rota. 

Buscamos agir com COMPETÊNCIA, pensando sempre com zelo e na segurança de todos os nossos estudantes.
Desde já agradecemos a compreensão de todos.

ABAIXO ESTÁ O COMUNICADO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PUBLICADO EM SUA PÁGINA OFICIAL NO FACE BOOK.

ATENÇÃO!

"A Secretaria Municipal de Educação convoca os usuários do Transporte Escolar Intermunicipal do Instituto Federal e Universidades para se fazerem presente na referida Secretaria para a realização de um cadastro.

O cadastro inicia-se hoje (24) as 14h00min e continuará sendo realizado nos próximos dias nos turnos matutino e vespertino.

IMPORTANTE!

Trazer cópias de:
RG;
CPF;
Comprovante de residência;
Declaração da Instituição de Ensino"

SEMEC 2017


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Resultado do processo seletivo simplificado para assessor pedagógico.



A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN informa o resultado do processo seletivo simplificado para assessor pedagógico de escolas da Rede Estadual de Ensino. Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com o Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar pelo telefone 3232-1448.


Confira o resultado no link abaxo.





Fundac oferta novos cursos profissionalizantes em parceria com Sistema S.

Foto: Reprodução/ASSECOM/RN


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), firmou nesta sexta-feira (27) um termo de cooperação com representantes do Sistema S. O projeto tem como objetivo a implantação e execução de cursos profissionalizantes e atividades de lazer, cultura e valorização social no sistema socioeducativo, com prazo estimado de 12 meses.
Os cursos serão realizados inicialmente no Ceduc Pitimbú, em Parnamirim, a partir do mês de fevereiro. Dentre eles estão os cursos de Auxiliar de Garçom e Agente de limpeza e conservação, realizados pelo Senac, com duração de 160 horas cada. E os cursos de Pintor de obras e de Pedreiro e alvenaria, executados pelo SENAI, também com carga horária de 160 horas cada.
A proposta do Sesc traz ainda ações mensais em paralelo com os cursos oferecidos pelo Senac, onde os jovens em medidas socioeducativas terão acesso a cultura por meio do Cine Sesc, ação de incentivo a leitura, oficinas de arte e apresentações artísticas; e ações de educação em saúde, com oficinas de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis.



Termo de cooperação


O termo de cooperação, que tem como tema a “Profissionalização como prática socioeducativa: direito fundamental do adolescente em conflito com a lei”, visa atender ao artigo 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que afirma: “são direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, receber escolarização e profissionalização”.
O formalização da parceria acontece após um período de experiência realizado no segundo semestre de 2016 na unidade do Ceduc Pitimbú, onde ocorreram oficinas de informática, customização de camisas e elaboração de enfeites natalinos com materiais recicláveis. Com a avaliação positiva, a oferta dos cursos foi ampliada em 2017, com previsão para se estender a outras unidades.
Estiveram presentes na assinatura do termo representantes da Fundac, Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e três representantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social do Comércio (SESC).





Fonte: ASSECOM/RN
Brasileiros ilegais nos Estados Unidos estão à beira da deportação: "É ilusão tentar se esconder", diz especialista.



Ser imigrante ilegal nos Estados Unidos nunca foi tarefa fácil. A partir do decreto do presidente Donald Trump, na última quarta-feira (25), tal missão se tornou ainda mais difícil, por ter tornado os ilegais praticamente foragidos. A ordem executiva assinada por Trump agora possibilita as polícias locais - municipais e estaduais - de exercerem funções de imigração e solicitarem comprovação de "status" migratório das pessoas que forem abordadas.
Desta maneira, segundo conta Leonardo Freitas, ex-agente federal americano, os cerca de 80 mil brasileiros que estão ilegalmente nos Estados Unidos, nunca estiveram tão na mira das autoridades quanto agora. Eles correm sério risco de serem deportados, com a nova determinação.

— O perfil do ilegal brasileiro, em geral, é aquele voltado a serviços e de baixa escolaridade, chamado de alto risco na visão da atual administração. Esses imigrantes são realmente a bola da vez. Tendem a ser os mais afetados com a nova diretriz e muitos deles vão receber visitas da imigração na porta de casa dentro em breve, não tenho dúvida nenhuma em relação a isso.


No momento, são cerca de 400 mil brasileiros (entre legais e ilegais) que moram em território americano, segundo Freitas, um dos sócios da Hayman-Woodward, consultoria especializada em desenvolvimento de negócios e expatriação de pessoas físicas e jurídicas nos Estados Unidos. No país, há cerca de 42 milhões de imigrantes, dos quais 11 milhões são ilegais. Para os ilegais, não há como escapar, segundo ele, caso as autoridades iniciem realmente uma busca, incluindo de brasileiros.


— Posso dizer o seguinte: trabalhei por 15 anos no Departamento de Segurança Nacional desse país. Se eu quiser saber onde você está nesse exato momento no Brasil, eu consigo. As autoridades aqui não vão saber onde os ilegais estão dentro do país? É ilusão tentar se esconder. Quando o FBI, o serviço de imigração, as polícias querem encontrar as pessoas, eles encontram. A pessoa sempre deixa rastros, seja telefônico, financeiro, o que for. Vai ser encontrada, não adianta, pode se esconder na montanha que vai ser achada.


O consultor ressalta que menos de 15% dos brasileiros ilegais cometeram crimes e que, tanto os legais quanto os ilegais do Brasil, têm uma importante parcela de contribuição na economia americana. Lembra que empresas como a Gerdau, em relação ao aço, o Burguer King (com cotistas brasileiros) e a JBS, na área de carnes, são potências dentro do mercado interno dos Estados Unidos.


— O Brasil tem uma contribuição maior do que a média de outras nacionalidades.  71% dos brasileiros acima de 16 anos nos Estados Unidos estão no mercado de trabalho, contra 66% dos imigrantes em geral. É algo significativo. Até os ilegais contribuem, é muito comum a pessoa ter uma empresa, pagar impostos, gerar empregos mas não estar legalizada.




Fonte: R7
Alvo da Zelotes, Bradesco poderá ser punido com base na lei anticorrupção.


Bradesco nega qualquer crimeLuiz Carlos Murauskas/Folhapress - 30.9.2014


Investigado na Operação Zelotes desde 2015, o Bradesco poderá ser responsabilizado por supostos atos de corrupção praticados no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Reportagem do jornal Valor Econômico aponta que o MPF (Ministério Público Federal) deverá usar a lei anticorrupção para pedir punições à instituição financeira.
O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, tornou-se réu na Zelotes em julho do ano passado. Ele responde por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O processo apura se o banco pagou propina no Carf para se livrar de multas milionárias da Receita Federal.
Em resposta, o Bradesco diz que ainda não tomou conhecimento de novos fatos relacionados à Operação Zelotes. A instituição financeira nega ter efetivado qualquer "proposta, contratação ou pagamento, a quem quer que seja para, para obter qualquer tipo de vantagem" no Carf.


"O processo fiscal junto ao Carf, objeto da investigação, já se encontrava sob o patrocínio de renomados tributaristas e foi julgado em desfavor do Bradesco por unanimidade, estando, atualmente, submetido ao Poder Judiciário.O Bradesco reafirma seus elevados padrões de conduta ética e a sua confiança no pleno funcionamento da Justiça, esclarecendo, ainda, que quaisquer fatos adicionais relacionados ao assunto serão imediatamente informados ao mercado", conclui o banco.



Fonte: R7


Agentes entram em Alcaçuz para tentar retomar controle do presídio.


Agentes deflagraram operação nos pavilhões 4 e 5 de Alcaçuz (Foto: Fred Carvalho/G1).


Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários da força-tarefa federal entraram, na manhã desta sexta-feira (27), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A operação, denominada Phoenix, serviu para retomar o controle da unidade e reformar o presídio, palco de uma rebelião que deixou 26 mortos no dia 14 de janeiro. Por volta das 9h o GOE saiu de Alcaçuz.
Por volta das 6h30 desta sexta-feira (27) homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários da força-tarefa federal entraram em Alcaçuz. De acordo com o titular da Sejuc, Wallber Virgolino, a Operação Phoenix deve durar 30 dias e tem como objetivo “retomar, permanecer, reestabelecer e reformar o presídio”.
Segundo o comando da operação, o controle dos pavilhões 4 e 5, onde ficam detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi retomado. Nos pavilhões 1, 2 e 3, onde estão integrantes do Sindicato do RN, presos trabalham na reconstrução dos muros, retiram pichações e recolhem escombros da unidade.
Os agentes retiraram as bandeiras das facções criminosas e hastearam as do Brasil, Rio Grande do Norte e sistema penitenciário. Por volta das 9h veículos chegaram na unidade levando materiais de construção para a reforma. Os homens do GOE deixaram a unidade por volta das 9h, mas os agentes penitenciários federais continuam na operação.
O titular da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, está em Alcaçuz e disse a imprensa que a operação foi deflagrada após uma ordem direta do governador Robinson Faria, que coordenou e acompanhou toda a operação à distância. "Vamos recuperar as celas e reformar o pavilhão 5. Enquanto isso, os presos vão permanecer dentro da unidade", ressaltou Wallber. Os agentes devem passar no mínimo 30 dias na unidade.







Fonte: G1

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Maré Mansa de Tangará

Aproveite a sexta-feira bota fora de estoque Maré Mansa.



Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril.



Da Agência Brasil


Foto: Reprodução/Internet


A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.
Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.
Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.
Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.



Governo vai investir R$ 30 milhões na capacitação profissional de presos.




Da Agência Brasil


O governo federal vai investir R$ 30 milhões na qualificação profissional de 15 mil presos e egressos do sistema carcerário, por meio de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa deve ser lançada em fevereiro e tem o objetivo reduzir a reincidência de crimes.
A medida fará parte do Programa Começar de Novo, do CNJ, que visa sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil para a abertura de postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos. A metodologia de trabalho do programa ficará a cargo do conselho.


“É uma ação do governo federal para combater a criminalidade, tirando as pessoas do mundo do crime, qualificando-as e oferecendo para elas a oportunidade de inserção na sociedade, para viverem de uma forma digna, trabalhando para sustentar as suas famílias”, destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, em entrevista a TV NBR.


O ministro disse que o programa poderá ter parceria com entidades do terceiro setor e citou resultados positivos de projeto semelhante implantado no Rio Grande do Sul para inserção de detentos no mercado de trabalho.


“Tivemos uma ação exitosa no estado do Rio Grande do Sul através do programa Recomeçar, quando qualificamos presos do regime semifechado e do regime semiaberto. Obtivemos casos satisfatórios, muitos desses presos foram inseridos no mercado de trabalho e hoje estão produzindo, trabalhando, estão inseridos na sociedade.”



Sisu tem prazo de inscrição prorrogado após falhas em acesso.


As inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2017 vão até 27 de janeiro (Foto: Foto: Reprodução/MEC)


O prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado para até as 23h59 de domingo (29), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o MEC, o resultado está mantido para segunda-feira (30) e as inscrições são realizadas no http://sisu.mec.gov.br/.
O MEC anunciou a alteração nesta tarde de quinta-feira (26), após o ministro da Educação, Mendonça Filho, ter admitido no período da manhã que os programas oferecidos pelo governo atraem um grande contingente de interessados e que, em alguns momentos, os sistemas do MEC enfrentam dificuldade diante da demada.
Antes disso, o ministério já tinha decidido alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes. Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia.


Prouni - inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro

Fies - inscrições: 7 a 10 de fevereiro


O total de bolsas ou de contratos de financiamentos que será oferecido ainda não foi divulgado.





Fonte: G1
Governo pede prorrogação das Forças Armadas no RN.

 
Militares patrulham as ruas de Natal (Foto: Elias Medeiros)


O Governo do Rio Grande do Norte solicitou ao Governo Federal a prorrogação dos trabalhos da Forças Armadas no Estado por mais 10 dias. Inicialmente, o Ministério da Defesa designou as tropas para atuarem na Operação Potiguar II por um período de 10 dias e esse inicial prazo vence na próxima segunda-feira (30).
Militares do Exército, Aeronáutica e Marinha estão atuando nas ruas de Natal e de cidades da Grande Natal, com objetivo de coibir novas ondas de ataques a ônibus ou instituições públicas.
Mais cedo, o governador Robinson Faria havia dito que a solicitação seria feita, bem como destacou a chegada da Força Tarefa de agentes penitenciários ao Rio Grande do Norte.

"Estamos recebendo 70 agentes federais que vão dar um diagnóstico da situação de Alcaçuz e todas as unidades prisionais do Estado. A elite brasileira de segurança com expertise em Sistema Prisional vai dar esse diagnóstico", comentou.

De acordo com o governador, depois que esse diagnóstico for feito, ele irá solicitar mais recursos ao Governo Federal. "Vou procurar o ministro da Justiça para pedir mais recursos para que possamos recuperar os demais presídios, blindando eles com tecnologia e com câmeras para que desde o diretor do presídio ao agente e aos policiais sejam filmados, até para proteger eles, para proteger a atividade do agente público. O importante é termos presídios seguros, mas isso só se consegue com recursos para se investir em tecnologia".





Fonte: G1
Petrobras reduz preço da gasolina e diesel nas refinarias.


Petrobras volta a reduzir preço do diesel e da gasolina, mas repasse ao consumidor depende de decisão dos postos (Foto: Alexandre Sá/EPTV)

A Petrobras anunciou a redução do preço da gasolina e do diesel nas refinarias a partir de sexta-feira (27). De acordo com comunicado da estatal, o preço do litro de gasolina custará 1,4% menos. Já o diesel terá uma redução de 5,1% no valor do litro.

"A decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno e pela redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, que registrou uma elevação de estoques em função de um inverno menos rigoroso que o inicialmente previsto no hemisfério norte", informou a Petrobras em comunicado.

Se o reajuste for integralmente repassado ao consumidor, a Petrobras estima que o preço da gasolina caia 0,4%, ou R$ 0,02 por litro. Já o valor do diesel chegará ao consumidor 2,6% menor - um desconto de R$ 0,08 por litro.
A estatal lembra que os postos de combustível têm liberdade de preço e que "as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor". "Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores", afirmou a Petrobras, em comunicado.






Fonte: G1
Considerado foragido, Eike Batista entra na lista da Interpol.


Eike teve sua prisão decretada em desdobramento de
operação da Lava JatoGetty Image
O nome do empresário Eike Batista foi incluído nesta quinta-feira (26) na difusão vermelha da Interpol (Polícia Internacional) — índice com os foragidos mais procurados em todo o mundo.
Nesta manhã, Eike não foi encontrado pela PF (Polícia Federal) em sua residência, no Rio. O empresário, que saiu do Brasil com passaporte alemão, foi formalmente declarado foragido. O advogado de Eike, Fernando Martins, no entanto, afirma que negocia com as autoridades o retorno do empresário ao País e garante que o empresário vai se entregar o mais rápido possível.
A Interpol funciona como uma rede que mantém conexão com as polícias de quase 200 países. Os nomes dos procurados abastecem o cadastro da Interpol.
A ordem de prisão contra Eike foi decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal do Rio, no âmbito da Operação Eficiência — desdobramento da Calicute e da Lava Jato que mira o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
Com base nas delações premiadas de dois operadores do mercado financeiro, Renato e Marcelo Chebar, a Polícia Federal e a Procuradoria da República descobriram remessas de R$ 317 milhões (US$ 100 milhões) para o exterior em favor do peemedebista. Eike foi o ‘autor intelectual’ da transferência de R$ 52 milhões (US$ 16,5 milhões), transação que envolveu conta do empresário no Panamá e remessa final para o Uruguai.
A prisão de Eike foi decretada no dia 13. A PF acredita que o empresário pode ter saído do País usando passaporte alemão. O delegado Tacio Muzzi, da PF, disse que não trabalha com a hipótese de que houve vazamento da Operação Eficiência, abrindo caminho para a fuga de Eike.
A defesa do empresário informou que ele ficou ‘surpreso’ com a ordem de prisão. A defesa disse que Eike vai se apresentar, mas não disse quando isso vai ocorrer.






Fonte: Estadão Conteúdo



TCE fará auditoria para melhorar gastos públicos nos presídios do RN.


Comissão será constituída para realização da auditoria (Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi).

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) vai constituir uma comissão para realizar uma auditoria operacional no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, com objetivo de obter “medidas que aperfeiçoem a eficiência e melhorem a qualidade do gasto público”. A decisão foi tomada em sessão realizada nesta quinta-feira (26).
A conselheira Maria Adélia Sales justificou em seu voto que: “será possível avaliar o desempenho das ações de Governo e, ao final, o Tribunal de Contas poderá apresentar um produto capaz de expor de forma transparente o tema auditado, sem deixar de proferir recomendações e determinações que visem a corrigir os problemas identificados, aperfeiçoando as ações de controle e, consequentemente, contribuindo para a boa gestão dos recursos públicos”.
A decisão do Tribunal de Contas do Estado é fruto de representação protocolada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricart Cesar Coelho dos Santos. A representação foi acatada pela conselheira Maria Adélia Sales e referendada por unanimidade pelos demais conselheiros.
De acordo com o TCE-RN, a comissão que será montada terá acesso irrestrito a documentos e informações da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.
O procurador Ricart Cesar Coelho aponta que a realização de auditoria no sistema prisional é uma diretriz do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas para a atuação em todo o país, como também da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, tendo em vista o caos vivenciado neste ano, a partir da briga entre facções, em Natal, que deixou 26 mortes no presídio de Alcaçuz, além de fugas e ataques a ônibus pela cidade.
O Tribunal de Contas da União também deverá iniciar uma auditoria coordenada em todo o país sobre o mesmo tema.

“Impossível, nesse diapasão, não deixar de divisar a clara responsabilidade dos Tribunais de Contas, chamados a fiscalizar, na mesma medida, não só o gasto público de forma extrínseca, mas também intrínseca, ou seja, a qualidade desse gasto, aferindo-se obrigatoriamente sua eficiência, eficácia, efetividade e legitimidade”, aponta o procurador.





Fonte: G1 RN
Apesar da chuva, reservatórios do RN continuam em situação crítica.


Nível baixo das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves fez ressurgir as ruínas do cemitério da antiga cidade de São Rafael (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)



Apesar das chuvas que caíram no fim de semana em 39 municípios do Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado continuam em situação crítica, aponta relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Dos 47 reservatórios do estado monitorados pelo instituto, 12 permanecem em volume morto e 21 estão secos, ou seja, 70% dos açudes estão em estado crítico.
Segundo o Igarn, a situação geral é a mesma constatada em dezembro de 2016, quando foi feita a última análise. O relatório aponta também que os volumes dos três maiores reservatórios do estado continuam diminuindo. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, entre as cidades de Assu e São Rafael, está com 14,25% do volume total; a Barragem Santa Cruz, em Apodi, com 18,61%; e a Barragem de Umari, em Upanema, com 8,88%.
O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, alerta a população para continuar economizando água, mesmo com as boas expectativas para o próximo período chuvoso. “O racionamento no abastecimento das cidades permanece. O cidadão tem que economizar para manter os sistemas funcionando, é responsabilidade de todos”, afirma.





Fonte: G1 RN



quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco em Tangará.







A População de Tangará acordou durante a madrugada desta quarta-feira (25), ao ouvir fortes explosões e um intenso tiroteio na cidade. Por volta de 1h40m, a população encontrava-se buscando informações através da redes sociais e grupos de Whatsapp, sobre o que estava acontecendo na cidade.  
 Pouco depois foi confirmado que bandidos fortemente armados teriam explodido o caixa eletrônico do Banco do Bradesco na cidade de Tangará. O terminal fica localizado na rua João Ataíde de Melo, no centro da cidade.




terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Com Crefisa, Palmeiras é top 10 entre camisas mais caras do mundo.



Dudu, que teve 50% adquirido com ajuda da Crefisa
Com a provável renovação do patrocínio de Crefisa e FAM ao Palmeiras, o time irá ostentar uma das dez camisas mais caras do futebol mundial (sem considerar contrato de material esportivo).
Embora os valores do pagamento ainda estejam sendo negociados, calcula-se que as duas empresas devem desembolsar mais de R$ 100 milhões neste ano.
Esse montante é equivalente a US$ 31,3 milhões e supera o contrato da Juventus com a Jeep, de US$ 19 milhões. A campeã italiana ocupa a décima posição no ranking da Forbes para 2017 (o último divulgado).
O valor recebido pelo Palmeiras é ligeiramente superior aos US$ 28 milhões que o PSG, nono colocado, recebe da Emirates ao ano. No entanto, a revista não considera os contratos com QNB (Qatar National Bank) e Ooredoo, donos de propriedades no uniforme do clube. Juntos, esses patrocínios superam o do time brasileiro
Outro clube de ponta que fica atrás do Palmeiras é o Atlético de Madrid. Recentemente, o vice-campeão europeu renovou com a Plus500 por US$ 15 milhões. O Palmeiras, porém, está bem distante do Manchester United, líder da classificação, que tem acordo com a Chevrolet de US$ 80 milhões por ano.

O contrato atual com Crefisa e FAM, empresas do mesmo grupo, venceu nesta segunda-feira (dia 23), mas prevê um período de 30 dias para negociação do novo compromisso. Segundo a Máquina do Esporte apurou, a renovação, será formalizada após a eleição do Conselho Deliberativo, na qual os empresários José Roberto Lamacchia e Leila Pereira são candidatos.

Crefisa deve renovar por mais uma temporada
O ex-presidente Paulo Nobre havia vetado a candidatura de Leila, alegando que ela não teria condição legal de concorrer. A tendência é o atual presidente, Maurício Galiotte, permitir a participação da empresária, que faz festa de lançamento de candidatura em 1º de fevereiro.
No ano passado, Crefisa e FAM desembolsaram R$ 78 milhões com o patrocínio ao clube. Mais R$ 22 milhões foram investidos na reforma do CT e no pagamento de salários do atacante Lucas Barrios.
Para este ano, já pagaram € 3,7 milhões (R$ 12,59 milhões) para assegurar 50% dos direitos sobre o atacante Dudu. Outros € 2 milhões (R$ 6,8 milhões) foram investidos para a aquisição de 40% do lateral Fabiano junto ao Cruzeiro.




Fonte: maquinadoesporte.uol.com.br

TV é o meio preferido de 63% dos brasileiros para se informar, e internet de 26%, diz pesquisa.


Foto: Reprodução/ Internet



Ouça o áudio




Fonte: G1

Mulher do ex-presidente Lula é internada após sofrer AVC.

 

 
Ainda não se sabe o motivo da internação de Marisa/EBC

 

Ouça o áudio




Fonte: R7

Agentes penitenciários de outros estados chegam ao RN.

 
Policiais do Choque entram na Penitenciária de Alcaçuz para intervenção nesta terça (24) (Foto: Fred Carvalho/G1

Ouça o áudio





Fonte: G1 RN
Polícia ocupa Penitenciária de Alcaçuz para revista em pavilhões.

 
Bope entrou na Penitenciária de Alcaçuz para revista (Foto: Fred Carvalho/G1)


Ouça o áudio






Fonte: G1 RN

Cresce número de famílias sem condições de pagar dívidas atrasadas.




Ouça o áudio






Fonte: Folha de São Paulo