quarta-feira, 3 de maio de 2017

Programa de iniciação à docência leva conhecimento às escolas estaduais.

A reunião aconteceu na sala principal da CODESE
Construir uma agenda de atividades entre as instituições de ensino superior e a Secretaria de Educação do RN. Esse foi o objetivo da visita de uma comissão formada por gestores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no RN realizada na manhã desta quarta-feira (3) à titular da SEEC, professora Cláudia Santa Rosa. 
Os professores Lucrécio Sá (UFRN), Walter Martins (Ufersa) e Andressa Tavares (IFRN) apresentaram à secretária de Educação um panorama das atividades realizadas nas escolas pelos estudantes universitários ligados ao PIBID. “Acredito que as ações que relacionam a formação inicial dos estudantes e as atividades nas escolas podem alcançar a melhoria na aprendizagem de nossos alunos, pois esses estudantes estarão em contato com o chão da escola e assim terão uma formação mais rica”, destacou a secretária. 
A coordenadora do programa de iniciação à docência no IFRN e do Fórum Estadual do PIBID, a professora Andressa Tavares, lembrou que 13 unidades do instituto no RN contam com cursos de licenciatura e alunos ligados ao PIBID, envolvendo mais de 1000 profissionais da instituição. “É fundamental que tenhamos esse diálogo mais aberto com a SEEC. Queremos ampliar nossa atuação e precisamos conhecer os desafios e carências que a Rede apresenta”, destacou a professora.
Em seguida, a comissão participou de uma formação para coordenadores pedagógicos realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese). A secretária Cláudia Santa Rosa pediu que as atividades do PIBID tivesse mais atenção por parte dos gestores: “As escolas que contam com esse programa têm a presença dos alunos de 3 a 4 dias por semana. Precisamos estudar o impacto que essa presença tem na aprendizagem dos nossos alunos”. 
Um exemplo desse alcance pode ser visto na melhoria dos resultados da Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, como conta a professora Elba Alves: “Os estudantes do PIBID, por meio das suas atividades, contribuíram para a redução de uma carência em áreas importantes da formação dos alunos, como matemática e física”. 
 Além dos estudantes da UFRN, UFERSA e IFRN, a UERN e a Unifacex também atendem as escolas da Rede Estadual, proporcionando a oportunidade do estabelecimento da relação da teoria e prática nos espaços de ensino. Na visita ficou também definido que será apresentado um panorama das atividades do PIBID aos técnicos da SEEC e das Direds na próxima reunião geral da pasta. 


Saiba mais


O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o programa faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).



Fonte: SEEC/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário