segunda-feira, 13 de março de 2017

Voto com biometria deve chegar a todos eleitores até 2020, afirma presidente do TSE.

presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse nesta segunda-feira (13) que todos os eleitores devem estar cadastrados no sistema biométrico — pelas impressões digitais — até 2020. Segundo o ministro, para o pleito do próximo ano, pelo menos 80 milhões de pessoas aptas a votar devem estar registradas pelo novo sistema.

— Certamente vamos concluir todo esse trabalho para as eleições de 2020.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) iniciou hoje o recadastramento biométrico obrigatório em 79 municípios, totalizando 933,8 mil eleitores. Atualmente, mais de 6,5 milhões dos aptos a votar no Estado estão registrados no novo modelo.
Para se recadastrar, os eleitores devem agendar o atendimento na página do TRE. Quem não comparecer à revisão nas cidades onde biometria é obrigatória terá o título cancelado. Nas demais localidades, os cidadãos podem pedir o registro voluntariamente.
Segundo Mendes, a identificação pelas impressões digitais vai dar mais segurança a processos como o de coleta de assinatura para criação de partidos ou para projetos de lei de iniciativa popular.


— Eu imagino que, tanto nos projetos de iniciativa popular quanto apoiamento de formação de partidos, nós teríamos agora a possibilidade de usar esse sistema da assinatura digital.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário