quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos
Deputados. Agência Câmara.
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito nesta quinta-feira (2) presidente da Câmara com 293 votos em primeiro turno. Outros cinco candidatos disputavam a vaga, Jovair Arantes (PTB-GO), relator do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados teve 105 votos, os candidatos da oposição Luiz Erundina (Psol-SP),10 votos, e André Figueiredo (PDT-CE), com 59 votos, Julio Delgado (PSB-MG), com 28 votos, e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que teve 4 votos.
Com a vitória de Maia, o governo Temer mantém o controle do Congresso por dois anos, com aliados eleitos tanto no Senado, com Eunício Oliveira (PMDB-CE), quanto na Câmara. Apesar de não declarar oficialmente, o Palácio do Planalto apoiava a reeleição de Maia. O deputado carioca mantém a posição de primeiro na linha sucessória da Presidência, já que o País não tem vice desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 
Apoiado por 14 partidos, Maia foi considerado durante a sua gestão como um presidente equilibrado e com boa interlocução com o Planalto e com os partidos. 
Sua vitória é estratégica para o governo Temer já que o presidente da Câmara é o 'dono da pauta' da casa. É o presidente que define o que será votado, escolhe os membros de comissões, reúne os líderes para discutir as prioridades, entre outras atribuições.



Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário