sábado, 18 de fevereiro de 2017

Pessoas com 70 anos já podem sacar o recurso do FGTS.



Pessoas com 70 anos ou mais já podem sacar o valor das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), independentemente do calendário divulgado pelo governo federal. Esses casos se enquadram em uma legislação específica, que torna possível o saque a qualquer momento. A medida também é aplicada a pessoas com câncer, portadoras do vírus HIV ou em razão de doença grave. Para os demais trabalhadores, o período de saque começa em 10 de março.
Muitos idosos acabam descobrindo que têm contas inativas e direito ao saque somente em decorrência da liberação do FGTS para todos os cotistas. O professor Jorge Fernando Valente, da Universidade de Brasília (UnB), alerta que muitos idosos até se esquecem das contas ou não procuram as agências da Caixa para consultar o saldo. Quem tem mais de 70 anos não está limitado ao período de saque determinado pelo governo. Já poderiam ter sacado o valor que têm para receber.

“Muitas pessoas acabam esquecendo e o valor fica para o Estado. Tem gente que trabalhou boa parte da vida e não sabia que tinha direito ao saque do FGTS. Eu, por exemplo, que tenho mais de 70 anos fui até uma agência da Caixa e vi que tinha R$ 7 mil em contas inativas”, destaca o professor.


Além dos saques do FGTS, pessoas com mais de 70 anos têm direito a receber recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) caso não tenham sacado anteriormente. Só podem retirar esse dinheiro pessoas que trabalhavam e contribuíam para esses fundos antes de 1988, ano em que foi promulgada a Constituição Federal, quando uma nova legislação para os benefícios foi estabelecida. O valor em caixa para esses pagamentos supera os R$ 7 bilhões, entre a contribuição de servidores públicos e privados.




Fonte: Correio Brasiliense


Nenhum comentário:

Postar um comentário