quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Campi do IFRN abrem inscrições para eventos científicos.



Retomando as atividades acadêmicas após o recesso de fim de ano, três dos 21 campi do IFRN estão com inscrições abertas para eventos que acontecerão ainda no primeiro trimestre de 2017. As unidades do Instituto em São Paulo do Potengi, em Mossoró e em Apodi realizam a edição anual da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec). No Campus Apodi acontece ainda a 3ª Semana de Linguagens.
Eventos como a Expotec fazem parte do calendário acadêmico do IFRN e visam dar mostras dos trabalhos produzidos por alunos e servidores nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, abrindo espaço para troca de experiências e divulgação das atividades institucionais, através do contato com empresas, entidades de classe e comunidade em geral.


SÃO PAULO DO POTENGI


Expotec


Sob o título ‘Cidades Sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos’, o Campus São Paulo do Potengi (SPP) realiza, entre os dias 06 e 08 de março de 2017, sua 1ª Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec). Com foco nas áreas temáticas (Linguagens Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias), as inscrições, abertas nesta terça, 24/1, podem ser realizadas pelo site do evento até 15 de fevereiro.  O primeiro passo para realizar a inscrição é fazer o cadastro geral do evento, disponível na ‘Área do Usuário’ no site. Em seguida, o participante deverá entrar no ‘Painel de Controle’ e realizar as inscrições de trabalhos e de propostas de oficinas e minicursos. Durante a Expotec do Campus SPP acontece ainda um concurso de poemas.


Concurso de poesia


Direcionado a estudantes de escolas de Educação Básica e seus professores orientadores e dividido em três categorias (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), o Campus também realiza inscrições para o concurso de poemas, intitulado ‘Há poesia na cidade sustentável’, que acontecerá durante a Expotec. Para concorrer, o aluno deverá produzir um poema sobre a temática central do evento – Cidades sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos – preencher a ficha de inscrição, e ter um professor orientador, que deverá encaminhar o poema e as demais informações da ficha de inscrição para o e-mail: expotec.spp@ifrn.edu.br. O prazo de envio também se encerra em 15 de fevereiro.


MOSSORÓ


Expotec


A comissão organizadora da Expotec do Campus Mossoró recebe inscrições para submissão de trabalhos nas diversas atividades que serão realizadas durante o evento até a sexta-feira, 27/01, através da página do evento. Para mais informações, entrar em contato através do telefone 3422-2693 ou e-mail copein.mo@ifrn.edu.br. O evento tem como tema ‘Educação, tecnologia e sociedade: os desafios do conhecimento para o mundo do trabalho’ e acontece entre 13 e 17 de fevereiro.
Concebido a partir da necessidade de se criar um espaço em que alunos e servidores pudessem apresentar à sociedade uma mostra das atividades desenvolvidas na Instituição, nos seus diferentes níveis de atuação, o evento faz parte do calendário de referência da Instituição e se apresenta consolidado nas comunidades interna e externa. Nesta edição da exposição, os organizadores destacam minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos.


Mosci


Durante a Expotec, acontecerá ainda a II Mostra Científica (MOSCI) do Campus Mossoró. Segundo a comissão organizadora, “o objetivo principal do evento é criar um espaço de articulação entre os pesquisadores e a comunidade, incentivando a cultura da divulgação científica e da problematização da realidade, além de estimular a vivência do debate acadêmico por parte dos estudantes, como uma etapa importante da formação científica. ”


APODI


Expotec e Semadec


Também entre 13 e 17 de fevereiro de 2017, o Campus Apodi realiza a 4ª edição de sua Expotec e a 2ª Semana Artística, Desportiva e Cultural (SEMADEC). Com o tema ‘Novos Desafios na Educação e Formação Profissional’, o evento promoverá palestras, minicursos, oficinas nas diversas áreas de conhecimento; atividades esportivas; exposições científicas e artístico-culturais, assim com apresentação de trabalhos, abordando os aspectos sociais, econômicos, históricos, culturais, artísticos e científicos na área da Educação e Formação Profissional na atualidade.
Com trabalhos agregados sob as áreas temáticas das Ciências Agrárias (Subáreas: Zootecnia, Agricultura e Agropecuária); Ciências da Saúde (Subárea: Educação Física); Ciências Naturais (Subáreas: Biologia, Física e Química); Exatas (Subárea: Matemática); Humanas (Subáreas: Artes, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Línguas estrangeiras, Literatura e Sociologia); e Tecnologia e Energias (Subáreas: Informática e Biocombustíveis), o site do evento traz mais detalhes sobre a participação dos interessados, prazos e modelos de apresentação


Linguagens


A III Semana de Linguagens do IFRN Campus Apodi acontecerá entre os dias 6 e 10 de março de 2017, com o objetivo de abordar a temática Entre o clássico e o popular: uma releitura de conceitos polêmicos. O evento traz linhas temáticas ligadas a cinco Grupos de Trabalho (GTs).
Os GTs têm o objetivo de direcionar a temática do evento para as diversas nichos de linguagem e comunicação (Literatura e ensino; Línguas estrangeiras modernas e sua vivência em sala de aula; Memória, identidade e linguagem; Performance, linguagem corporal e expressão musical e; Linguagem e tecnologia), conforme mostram trabalhos submetidos pelo público do IFRN e externo. A Semana trará uma programação diversificada que caminha entre a produção acadêmico-científica e apresentações artísticas. A organização do evento aceita, até 31 de janeiro, a submissão de resumos.


ATUALIZAÇÃO (1º de fevereiro)


1ª: Abertas as inscrições para o Torneio de Jogos Digitais da III Semana de Linguagens​ - 
2ª:  III Semana de Linguagens abre inscrições para concursos de música e dança​ - 
 Acesse a página do evento e saiba outros prazos e informações.


SANTA CRUZ


Expotec 


A VI EXPOTEC - Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRN, será realizada no Campus Santa Cruz no período de 15 a 17 de fevereiro.  A EXPOTEC já se consagrou como o maior evento de exposição e tecnologia da região do Trairi, e neste ano a programação contará com a realização da I Semana da Matemática do IFRN Santa Cruz. As inscrições de trabalhos estão sendo realizadas no site do eventoConfira os prazos.




 Fonte: Portal IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário