domingo, 8 de janeiro de 2017

Salvador vai sediar maior evento de capoeira do mundo.

Capoeiristas duelam em frente ao Farol da Barra,
 em Salvador (BA) imagem: Fabio Piva/Red Bull
Content Pool
Salvador sediará a primeira edição do Red Bull Paranauê, considerado o maior evento de capoeira do mundo. O encontro será realizado em 28 de janeiro, a partir das 14h30, no Farol da Barra, e tem como objetivo encontrar capoeiristas capazes de jogar três estilos da capoeira: Angola, Regional e a Contemporânea.
Para definir o campeão, o evento terá três toques da Capoeira, cada um representando um estilo específico: Toque Jogo de Dentro (Angola), Toque de Iúna (Regional) e Toque São Bento Grande Regional (Contemporânea).
Duplas de capoeiristas se reunirão na área do embate e sortearão dois toques para serem jogados. Serão 40 segundos de jogo para cada um dos toques. Os mestres jurados farão a análise e indicarão qual profissional passará para a próxima etapa da competição até chegar ao campeão. Como prêmio, o capoeirista mais completo ganhará três dias de estudo na academia do Mestre João Grande, em Nova York (EUA).
Movimento de libertação e símbolo de resistência, a Capoeira foi reconhecida pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está presente em todo o território brasileiro.
Curador do evento, Mestre Sabiá dedica-se à capoeira há mais de 30 anos e explica que a dinâmica do evento foi projetada para agregar as raízes e a atualidade: "Fiquei muito feliz com o conceito que criamos porque pensamos no futuro sem tirar o pé do passado. A capoeira tem um universo muito maior, que inclui resistência e história de superação. Tem história, tem cultura por trás. Mas conseguimos levar tudo isso para o evento: as veias esportiva e competitiva, agregando todos os segmentos da capoeira".
Os profissionais serão avaliados por uma mesa julgadora composta por algumas das maiores referências da capoeira na atualidade: os mestres Nenel e Itapuã, representando a Capoeira Angola, Virgílio e Jogo de Dentro, como avaliadores dos aspectos da Capoeira Angola, além de Sabiá e Capixaba, analisando as técnicas da Capoeira Contemporânea.
Dezesseis capoeiristas serão selecionados por meio de qualificatórias em três cidades para disputarem a final do Red Bull Paranauê em Salvador. As seletivas serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente, e no dia 26, no Pelourinho, em Salvador.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente por qualquer capoeirista brasileiro ou estrangeiro pelo site www.redbull.com.br/paranaue, com limite de 100 vagas por etapa. Houve, ainda, uma seletiva disputada em Barcelona (ESP), em 2016, onde o brasileiro Chipa, que atualmente mora na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu sua classificação para o evento final.
Durante a semana do evento, de 24 a 27 de janeiro, o público baiano também poderá participar de atividades relacionadas ao tema, como palestras, roda com viola, o lançamento do livro ‘Mestre Bimba – Uma vida dedicada a Capoeiragem’, do historiador e cineasta Jair Moura, além de oficinas com os Mestres do Red Bull Paranauê, que acontecerão na sede do Projeto Mandinga, localizado na Rua das Laranjeiras, nº 27, Pelourinho.




Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário