sábado, 15 de outubro de 2016

No RN, atendimento a crianças com microcefalia é tema de audiência.


Atendimento a crianças com microcefalia é tema de preocupação do MP (Foto: Jonathan Lins/G1)


O Ministério Público do Rio Grande do Norte quer discutir o atendimento imediato a crianças com microcefalia para diagnóstico e estimulação precoce pelas redes de atenção à saúde. Para isso, das 8h30 às 13h do dia 31 deste mês, o órgão vai realizar uma audiência pública aberta à população. O avento acontece no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal.
Promotora de Justiça de Natal, Rebecca Nunes presidirá a audiência. Além de discutir o atendimento a essas crianças, o MP também quer esclarecer à população a forma de acesso às redes de saúde e os protocolos já existentes, a atuação ministerial na defesa da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência e, ainda, colher informações dos interessados sobre a prestação dos serviços voltados ao diagnóstico da microcefalia e à estimulação precoce.
Além de ser um evento aberto à população, um edital de convocação foi dirigido para autoridades, como procuradores, promotores de Justiça, juízes e defensores públicos. Entidades da sociedade civil, como OAB, conselhos de direitos da Pessoa com Deficiência e secretarias de Saúde do Município e do Estado, também estão sendo convocados.



Estatísticas



Dados recentes, divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesap), revelam que o Rio Grande do Norte possui 467 casos notificados da doença. Destes, 140 foram confirmados, 127 ainda estão sob investigação e outros 200 foram descartados. Natal, Mossoró e Parnamirim lideram as estatísticas.






Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário